X hits on this document

Word document

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas ... - page 8 / 160

471 views

0 shares

0 downloads

0 comments

8 / 160

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais – Ano 03 Nº 05 – 2007

ISSN 1809-3264

A partir dessa ilustração, a professora lançou as seguintes perguntas para serem respondidas oralmente:

-

Por que as pessoas estão usando aquele estilo de roupa?

-

Quem são as pessoas retratadas no desenho?

-

Quais deles são os ladrões por quê?

-

Quem poderia ser a pessoa que está ao lado do rei?

Estas questões foram feitas com qual objetivo? Trazer alguma informação da vida cotidiana do aluno para o texto? As questões orais não incentivaram os alunos a buscarem a sua bagagem sócio-cultural, ou seja, o seu conhecimento prévio. Para Taglieber & Pereira (1997), é fundamental que o professor estabeleça razões especificas para a leitura de um texto, e a principal preocupação deve ser: “o que eu quero que meus alunos saibam depois de lerem este texto?” (p.78).

A tentativa de gerar uma discussão e exposição de idéias pode ter sido válida como também pode ter possibilitado um momento de interação. Mas, nenhuma das questões poderiam ter sido respondidas sem a leitura antecedente do texto, ao contrário do que é teoricamente proposto. As questões orais acerca do tema do que será lido devem ser elaboradas no intuito de considerar aspectos pragmáticos e contextuais, ou seja, elementos constitutivos da textualização que darão sentido ao texto. Por exemplo, poderiam ter sido lançadas perguntas:

“Vocês acreditam em adivinhações? Alguém já adivinhou alguma coisa que depois aconteceu realmente?”

  “Conhecem alguém que diz poder ver o futuro?”

  “Quais os tipos de adivinhões que vocês conhecem? (ciganas, cartomantes, profetas...)”

 “Sabiam que os antigos reis e rainhas acreditavam muito no poder da adivinhação e tinham seus próprios adivinhos nos castelos?”

Toda a atividade deve ter um vínculo com as várias esferas da sociedade (aspecto histórico, econômico, ideológico), para que se encontre um significado maior na leitura. Mas é imprescindível considerar que esse trabalho com a pré-leitura deve ser rápido para ser bem sucedido (SOLÉ, 1998).

A discussão das perguntas que acompanham o texto foi realizada após a leitura em voz alta pela professora. Não se sabe como essa leitura foi feita, mas o relevante, neste momento, é analisar as questões escritas. Vamos a elas:

       Estudo do texto

01)

No texto “Adivinha, adivinhão!” foram usadas três palavras diferentes, mas que tem o mesmo significado, ao se falar destas personagens do texto. Que palavras são essas?

Document info
Document views471
Page views475
Page last viewedTue Jan 17 19:19:05 UTC 2017
Pages160
Paragraphs2338
Words79461

Comments