X hits on this document

132 views

0 shares

0 downloads

0 comments

16 / 51

projeto, que lhe dava a possibilidade de colaborar com um libretista de maior prestígio: Antonio Ghislanzoni, parceiro de Verdi e Ponchielli, destinado a tornar-se um de seus maiores amigos. Juntos, escreveram Fosca, baseada em Le Feste delle Marie: Storia Veneta del Secolo X, do marquês Luigi Capranica. Patriota que participou da defesa de Roma em 1849, o marquês Capranica era o autor de romances históricos prestigiados – Giovanni delle Bande Nere, Papa Sisto, Le Donne del Nerone – e da admirada tragédia La Conspirazione dei Fieschi.

O nobre veneziano Paolo foi seqüestrado por piratas da costa adriática, chefiados pelo fora-da-lei Gajolo. Mas é protegido por Fosca, a irmã de Gajolo, que se apaixonou-se por ele. Paolo porém rejeita esse afeto, pois está noivo de Delia, a quem ama. Frustrada em sua paixão, Fosca aceita aliar-se ao pirata Cambro, que a deseja, para vingar-se dos dois namorados. No dia da festa da Virgem, em que se celebram vários casamentos em Veneza, os piratas invadem Veneza e raptam várias das donzelas, entre as quais Delia, para pedir resgate. A ameaça de morte, porém, não demove a jovem, e nem a Paolo, de continuarem se amando. Desesperada por ter sido derrotada pela rival, Fosca deixa que eles partam, e se envenena.

13- FOSCA E GIOCONDA

Já se apontaram várias vezes as semelhanças existentes entre a trama da Fosca, que é de 1873, e a da Gioconda, de Ponchielli, que só seria estreada em abril de 1876. Em ambas, o cenário é veneziano e a história se passa entre marinheiros. “Mas a antecipação não é apenas no tema marinho e no ambiente veneziano”, escreve Conati, “é também no caráter das personagens principais e em algumas situações dramáticas”. Duas mulheres, uma nobre, a outra plebéia, apaixonam-se pelo mesmo homem, que não corresponde ao amor da segunda. Esta última, em ambas as peças, é desejada por um vilão, que não mede esforços para possuí-la, e não recua diante de pressões e chantagens. Nas duas óperas, a personagem-título se suicida: Fosca por não se conformar em perder Paolo para Delia; a Gioconda, para não ter de entregar-se a Barnaba, a quem se prometeu em troca da liberdade para Enzo e Laura.

Marcus Góes defende a idéia de que essa semelhança não é acidental. Mostra a proximidade física entre Ponchielli e Gomes: ambos possuíam casas em Maggianico, bairro da cidade de Lecco. E Adelina era amiga do soprano Teresina Brambilla, esposa de Amilcare, e a acompanhava ao piano em seus exercícios de vocalização. Góes formula

Document info
Document views132
Page views132
Page last viewedWed Dec 07 10:46:10 UTC 2016
Pages51
Paragraphs319
Words20577

Comments