X hits on this document

110 views

0 shares

0 downloads

0 comments

46 / 51

local provisório de funcionamento dos corpos estáveis do Municipal, durante a reforma do teatro. No elenco estão Renata Lucci, Sergio Albertini, Niza de Castro Tank e Tereza Boschetti.

Condor foi encenada em versão absolutamente integral – inclusive com o balé do ato II – no VI Festival de Ópera de Manaus, em maio de 2002, dirigido por Bruno Berger-Gorski, sob a regência de Luiz Fernando Malheiro. No elenco estavam Céline Imbert, Fernando Portari, Mariana Cioromilla, Solange Siquerolli e José Galisa. Nessa ocasião, foi feita uma gravação em DVD, para distribuição institucional.

37 - Acolhida Fria no Brasil

Logo depois da estréia do Condor, Carlos Gomes foi convidado a integrar, no Scala, a comissão que nomearia um sucessor para Franco Faccio, doente com a paralisia cerebral progressiva de que morreria em julho daquele mesmo ano de 1891. Dessa comissão participavam Boito, Catalani, Antônio Bazzini, diretor do Conservatório de Milão, e o grande compositor de música instrumental Giuseppe Martucci, diretor do Liceu de Bolonha. O regente escolhido foi Edoardo Mascheroni. Em meados de maio, Antônio Carlos embarcou com Ítala para o Brasil, esperando obter, com a montagem nacional da nova ópera, os lucros que não tivera na Itália. Mas o público do Rio de Janeiro não estava preparado para as novidades de estilo do espetáculo a que assistiu, em 13 de agosto, no Teatro Lírico, com a companhia reunida pelo empresário Luigi Ducci. Do elenco original, ele trouxera a Borlinetto e a Stehle, juntando-as ao tenor Gregorio Gabrielesco e ao soprano Elena Theodorini, sob a regência de Arnado Conti. Foi apenas un succès d’estime. Para a nova platéia, Carlos Gomes, associado ao mundo morto da monarquia, deixara de ser o artista festejado de antes. Segundo Marcus Góes,

“CG cansara o público com suas eternas lamúrias, com sua permanente corrida atrás de récitas de benefício, pensões, ajudas de custas, negócios de empresamento de temporadas e de vendas de partituras e outros que tais.”

A acolhida ao Condor foi tão fria que sua encenação restringiu-se à capital. Em São Paulo, ela só seria estreada em 1920. Para o desânimo de Antônio Carlos concorreu, no final de 1891, a notícia de que, em 5 de dezembro, D. Pedro II, seu antigo protetor, morrera em Paris.

Document info
Document views110
Page views110
Page last viewedSat Dec 03 02:37:07 UTC 2016
Pages51
Paragraphs319
Words20577

Comments