X hits on this document

128 views

0 shares

0 downloads

0 comments

15 / 40

Sintagmas — Professora Ana Vellasco

bastam (texto b), enquanto em outros o centro da expressão é especificado, especializado, precisado, embelezado, caracterizado, enfim, por adjetivos.

A adjetivação do substantivo pode se dar também por meio:

a) de uma locução (expressão):

Enquanto houver um passe de calcanhar, um gol de placa, um drible de craque, valerá a pena torcer pelos campeões do mundo.

b) de uma frase:

O público que lota os estádios vibra com os lances.

O time que jogou contra o Brasil era muito bom.

Vejamos outros exemplos:

Aquele time europeu virou um verdadeiro balcão de negócios.

O técnico da seleção brasileira não ouve os apelos que a torcida faz.

O jogador, que ontem se apresentou nas Laranjeiras, custou duas vezes o valor do passe.

Desde que assumiu a direção técnica do Milan, conquistando dois títulos de campeão italiano, foi o mais aplicado e bem sucedido adepto da marcação por zona. Seu prestígio continua intacto : além do convite para dirigir a seleção japonesa, nos últimos meses Telê recebeu convites de times de Roma e da Arábia Saudita.

Em 94, pelo menos três seleções surpreenderam : Nigéria e Arábia Saudita, além dos Estados Unidos, que eliminaram a Colômbia, que foi apontada como uma das favoritas e que se revelou a grande decepção do torneio.

O futebol alegre dos nigerianos é uma das atrações da Copa.

Vimos que é através do acréscimo de adjetivos, locuções adjetivas e orações subordinadas adjetivas que se dá a expansão do substantivo - base, núcleo da expressão.

Observe o texto abaixo:

Texto 8

Bola Carijó

Já estou começando a ficar encafifado com essa pelota malhada, com esse couro branco, pintalgado de preto ou preto, salpicado de branco, que os altíssimos mentores da FIFA oficializaram para o Mundial de 66.

Embora corintiana também como eu, olho-a com suspeição e desconfiança a rolar enganosamente pelo gramado: bola-não-bola, branca-não-branca, preta-não-preta, branca-ou-preta, preta-ou-branca, branca-e-preta, preta-e-branca, prenca, branta. E cinza quando em alta rotação. Que diabo de nem-bola é essa afinal? Caleidoscópica, hipócrita, camuflada, mesmérica-bola-de-Tróia?

(Décio Pignatari)

Pesquise sobre Décio Pignatari na Internet, na

(Décio Pignatari)

Comentário sobre o texto 8

Document info
Document views128
Page views129
Page last viewedTue Jan 17 15:13:05 UTC 2017
Pages40
Paragraphs1386
Words15238

Comments