X hits on this document

88 views

0 shares

0 downloads

0 comments

18 / 40

Sintagmas — Professora Ana Vellasco

Essa combinação das duas frases só foi possível porque usamos o pronome relativo que. Ele tem a função de substituir o vocábulo repetido, quando uma frase se encaixa na outra.

O tubarão-baleia pode medir até 18 metros de comprimento.

+

O tubarão-baleia só come peixes pequenos

que

=

O tubarão-baleia, que só come peixes pequenos, pode medir até 18 metros de comprimento.

ou

O tubarão-baleia só come peixes pequenos.

O tubarão-baleia pode medir até 18 metros de comprimento.

que

=

O tubarão-baleia, que pode medir até 18 metros de comprimento, só come peixes pequenos.

Texto 10

De onde vem o ouro

(Revista Ciência Hoje das Crianças)

O ouro é um dos metais mais valiosos e procurados em todo o mundo. Tamanho sucesso se deve principalmente a dois motivos: seu brilho tão bonito e sua resistência à corrosão, isto é, o ouro não enferruja. Essas características o tornam muito bom para a fabricação de diversos objetos, desde jóias e moedas até peças de aparelhos eletrônicos e blocos para obturações de dente.

As pessoas se sentem atraídas pelo ouro há muito tempo. Cerca de 3.200 anos antes de Cristo, os egípcios já se serviam dele — acredita-se que como dinheiro. Mais tarde, a corrida em busca desse metal, que foi chamada "febre do ouro", levou os homens a explorar outros lugares do mundo, como as Américas e a África. O Brasil é um dos países que mais têm ouro no mundo.

Mas, afinal, onde está o ouro e como podemos consegui-lo?

O ouro, assim como outros metais, fica escondido em muitos lugares do nosso planeta. Pode estar em uma enorme montanha, embaixo da terra, na praia ou no fundo do mar. O ouro e outros metais ficam dentro de um material, chamado minério. A área que reúne os minérios é denominada reserva mineral. Ele está espalhado em pequenas quantidades no meio do minério: é preciso explorar aproximadamente uma tonelada de minério para conseguir não mais do que 4 ou 5 gramas de ouro no final!

Depois de encontrado, o ouro precisa passar por um tratamento industrial para que tenha alguma utilidade.

A primeira etapa do processo é quebrar o minério em pedaços menores, para que o ouro se solte. Esta etapa é feita com a ajuda de equipamentos chamados britadores e moinhos. Também são usadas peneiras, que ajudam a separar o ouro do minério.

Após a quebra, o minério é levado a tanques enormes, com uma solução que é capaz de dissolver o ouro. Essa solução é feita da mistura de água com cianeto de sódio,

Document info
Document views88
Page views89
Page last viewedFri Oct 28 22:33:39 UTC 2016
Pages40
Paragraphs1386
Words15238

Comments