X hits on this document

121 views

0 shares

0 downloads

0 comments

2 / 40

Sintagmas — Professora Ana Vellasco

O turista e sua família

viajaram.

Por unidade sintagmática deve ser entendido um agrupamento intermediário entre o nível do vocábulo e o da oração. Dessa maneira, um ou mais vocábulos unem-se (em sintagmas) para formar uma unidade maior, que é a oração.

Os vocábulos que compõem a unidade sintagmática se organizam em torno de um núcleo. Dependendo do núcleo, podemos falar em sintagma nominal e sintagma verbal.

Chama-se sintagma uma seqüência de palavras que constituem uma unidade (sintagma vem de uma palavra grega que comporta o prefixo “sin-“, que significa “com”, que encontramos, por exemplo, em simpatia e sincronia). Um sintagma é uma associação de elementos compostos em um conjunto, organizados em um todo, funcionando conjuntamente. (…) sintagma significa, por definição, organização e relações de dependência e de ordem à volta de um elemento essencial.

(Dubois-Charlier. Bases de Análise lingüística)

Diferentes vocábulos que pertencem a um mesmo sintagma desempenham, dentro dele, funções distintas: no sintagma nominal, por exemplo, o nome “substantivo”, que funciona como núcleo, pode ser determinado por artigos, pronomes e numerais e modificado por adjetivos, locuções adjetivas e ou orações subordinadas adjetivas. Desse modo, é evidente que existe, dentro do sintagma, uma organização em que os vocábulos, dependendo de sua posição e da relação que estabelecem entre si, desempenham diferentes funções.

Os princípios sintáticos da língua (sistema de unidades hierarquizadas) apresentam-se sob a forma de palavras, sintagmas, orações e são relacionadas por um conjunto de mecanismos formais. Conforme Azeredo (1990), "a estrutura gramatical do português comporta vários níveis. O morfema é a menor unidade dessa estrutura; e o período, a maior. Acima do nível dos morfemas acha-se o dos vocábulos; acima do dos vocábilos, o dos sintagmas, a que se superpõe o das orações. Esquematicamente, temos:

PERÍODO

ORAÇÃO

SINTAGMA

VOCÁBULO

MORFEMA

Vamos ler o poema de Cecília Meireles e observar os níveis de estruturação do enunciado:

Texto 1

Colar de Carolina

Com seu colar de coral,

Carolina

corre por entre as colunas

da colina.

O colar de Carolina

colore o colo de cal,

torna corada a menina.

E o sol, vendo aquela cor

do colar de Carolina,

Document info
Document views121
Page views122
Page last viewedSun Dec 11 04:57:47 UTC 2016
Pages40
Paragraphs1386
Words15238

Comments