X hits on this document

98 views

0 shares

0 downloads

0 comments

37 / 40

Sintagmas — Professora Ana Vellasco

dormir

Chegando em casa, dormiu.

3. A questão da transitividade

Transitividade - Caráter dos nomes e verbos que exigem algo para lhes integrar o sentido. É o que ocorre com os verbos transitivos. Também substantivos, adjetivos e advérbios podem exigir complemento: necessidade de, necessário a, referente a, etc. A transitividade admite graus, indo do zero (intransitividade) à necessidade absoluta: Pedro dançava. Maria dançava uma valsa. Ela é útil ao pai. Tem precisão de assistência.

(Zélio dos Santos Jota - Dicionário de Lingüística)

A transitividade costuma ser tratada em nossas gramáticas somente quanto aos verbos. Ora, é preciso considerar também a transitividade nominal. Vejamos o texto abaixo, adaptado de rmatéria publicada na Revista Veja (29/07/98).

Texto 9

O outro vestibular

A disputa por um emprego nas maiores empresas brasileiras está começando para os estudantes que concluirão a faculdade no final do ano. Quem já passou pela experiência sabe que, perto dela, o funil do vestibular parece brincadeira. Dos numerosos jovens que se candidataram a uma vaga da firma Cargill, que atua no ramo de alimentos, apenas uma pequena parcela revelou inclinação para o tipo de trabalho a ser desenvolvido. Em todas as grandes companhias que adotam a política de recrutar profissionais recém-formados, a disputa por uma vaga é mais pesada do que nas mais concorridas universidades brasileiras. Durante o programa de treinamento, o jovem trainee terá acesso a diferentes departamentos da empresa. Se ele tiver domínio do uso de computadores, suas chances de ser escolhido aumentarão. "Hoje as empresas querem pessoas com senso crítico, que saibam apontar problemas e sugerir soluções", afirma a responsável pelo programa de treinamento da Gessy Lever. A primeira triagem é feita entre os currículos que chegam às empresas. Nesta fase, mais da metade dos candidatos é eliminada. A capacidade para trabalhar em equipe e a desenvoltura para lidar com problemas serão muito úteis ao candidato que estiver lutando por uma vaga como jovem trainee. (…)

Comentário sobre o texto 9

Neste texto, o assunto abordado é a dificuldade de conseguir uma vaga como trainee em uma grande empresa. Existe uma diferença entre ser estagiário e ser trainee: o estágio pressupõe uma permanência curta na empresa, com data para começar e terminar, enquanto para os trainees a proposta é ficar. A concorrência é muito grande, pois as empregadoras oferecem pouquíssimos postos em relação ao número de candidatos que se apresentam. O salário inicial é atraente; além disso, existe a chance de fazer carreira.

Escolhemos esse texto, escrito em linguagem clara, para mostrar a questão da transitividade de verbos e de nomes. Para isso, fizemos algumas modificações no que foi originalmente publicado na revista.

Document info
Document views98
Page views99
Page last viewedMon Dec 05 08:30:04 UTC 2016
Pages40
Paragraphs1386
Words15238

Comments