X hits on this document

135 views

0 shares

0 downloads

0 comments

8 / 40

Sintagmas — Professora Ana Vellasco

O sintagma nominal apresenta um núcleo, que pode ser um substantivo (próprio ou comum); pode ser ainda um pronome substantivo (pessoal, demonstrativo, indefinido, interrogativo, possessivo ou relativo). No exemplo acima, cada núcleo de SN marcado em negrito é representado por substantivo próprio ou comum. No segundo período, encontramos que nunca vão embora , no terceiro, que as nuvens escolhem; nesses casos o núcleo é um pronome relativo. Já no quarto período, temos: bateu outra, bateu mais outra, chuva mesmo, das que fazem aluviões, das que levantam um cheiro de terra tão safado... em que o núcleo é um pronome indefinido outra, um pronome demonstrativo as, ou pronome relativo que. No quinto período... desse jeito lavado que todo mundo conhece, a terra e a areia assentadas, encontramos núcleos representados por um substantivo comum jeito, por pronome relativo que e ainda o caso de dois núcleos terra / areia, dois substantivos comuns.

Quando o núcleo for um pronome substantivo, este por si só representará o SN. Pode acontecer também o caso da ausência do SN, como em “Lavado mesmo, porque choveu até de manhãzinha”, no segundo período. Dizemos que nesse caso o SN sujeito não se atualiza ou que sua posição não está lexicalmente preenchida.

Além do núcleo, o SN pode apresentar determinante(s), e/ou modificador(es). Os determinantes antecedem o núcleo e os modificadores são antepostos ou pospostos.

Voltemos ao texto:

Dia lavadíssimo, esta terça-feira, véspera de Santo Antônio, em que Perilo Ambrósio estuprou a negra Daê, mais chamada por Venância. Lavado mesmo, porque choveu até de manhãzinha, chuva grossa, chuvarada como os aguaceiros de verão, nada dessas brueguinhas regelantes que nunca vão embora e ficam ensopando os ossos das criaturas durante os meses de junho e julho, muitas vezes passando por agosto, quantas e quantas vezes entrando mais ou menos por setembro, vindo as primeiras águas desde abril, chuvas mil. E esta ilha, já diziam os antigos, é verdadeiramente o bispote do céu, por assim falar, um ponto que as nuvens escolhem para arrebanhar-se antes de seguir viagem. Desde segunda-feira pelas onze da noite que bateu uma pancada, bateu outra, bateu mais outra, chuva mesmo, das que fazem alviões, das que levantam um cheiro de terra tão safado que muita gente fica perturbada, os comedores ( ... ) ...e o dia nasce desse jeito lavado que todo mundo conhece, a terra e a areia assentadas, as folhas com lustro, o ar limpíssimo, muitas novidades em cada canto, grande movimentação de bichos e uma certa alegria despropositada, uma certa crença em que, lavado assim, luminoso assim, o universo não é indiferente, mas propício.

Como podemos observar, as marcações em negrito indicam que artigo, numeral e pronome adjetivo podem funcionar como determinantes do núcleo e que alguns podem vir juntos, outros, não. Assim, em esta ilha, esta terça-feira temos um único determinante, o pronome demonstrativo; já em uma certa alegria despropositada, uma certa crença temos dois determinantes. Isto porque o artigo e o pronome demonstrativo se excluem, mas o mesmo não acontece entre os artigos e os pronomes indefinidos, nem entre artigos e numerais, como em: as primeiras águas; o mesmo se dá entre pronomes possessivos e numerais e entre pronomes demonstrativos, possessivos e numerais.

Dissemos que o SN pode ainda apresentar modificador ou modificadores. Retomando o texto, percebemos logo no início o SN Dia lavadíssimo, em que o núcleo Dia está sendo modificado por lavadíssimo. O mesmo vai acontecer em vários SN deste texto, isto é, vários núcleos serão "modificados" por adjetivos ou por locuções adjetivas; em certos casos, o

Document info
Document views135
Page views136
Page last viewedWed Jan 18 20:45:57 UTC 2017
Pages40
Paragraphs1386
Words15238

Comments