X hits on this document

12 views

0 shares

0 downloads

0 comments

3 / 6

3

1st International Workshop | Advances in Cleaner Production

ambiente pois causam irritação das vias respiratórias e impacto no meio ambiente quando reagem na atmosfera com óxidos de nitrogênio e outros poluentes, na presença de luz solar, formando ozônio. Além disso, os produtos com componentes orgânicos voláteis, por serem produtos inflamáveis, oferecem riscos quando utilizados e manuseados, sem os procedimentos adequados, em ambientes fechados.

O objetivo desse estudo foi fazer uma simulação da aplicação da metodologia de Produção mais Limpa no setor de impressão de uma indústria gráfica de médio porte, localizada no Estado do Rio de Janeiro, com vistas à eliminação ou minimização de emissões de produtos orgânicos. Este trabalho foi um dos requisitos necessários para a obtenção do certificado do curso de consultor em Produção mais Limpa promovido pelo Centro de Tecnologia Ambiental (CTA) – FIRJAN realizado em 2005.

2 Métodos

Seguiram-se as etapas previstas pela United Nations Environmental Program (UNEP) para a realização de um programa de Produção mais Limpa. O programa foi realizado num período de 6 meses e se constituiu primeiramente na realização de um Diagnóstico Ambiental e de Processo onde se identificou a empresa com detalhamento do processo. Na segunda etapa foram realizadas medições de vários parâmetros e a elaboração dos balanços de material. Nessa etapa foram selecionadas as oportunidades de Produção mais Limpa. Um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental foi realizado e as oportunidades a serem implementadas foram selecionadas. A etapa seguinte seria a Implantação das oportunidades, monitoramento, através de diferentes indicadores, e avaliação dessas implementações.

A gráfica, objeto deste estudo, é um estabelecimento de porte médio onde são produzidos, anualmente, uma variedade de itens, lâminas (folders, convites, crachás) e livros, que dependem da demanda, formatação, carregação de tinta e número de cores, tipos de papel e tiragem.

Para o presente estudo foram utilizados os dados da produção de Folder/Lâmina, cor 1/0, tamanho A4, com tiragem de 25.000 lâminas, três vezes por semana, na impressora Aurélia 500 Bi (impressora com sistema de molha com uso de álcool isopropílico).

Foram propostas medidas para eliminação ou redução de compostos orgânicos voláteis no ambiente da indústria gráfica. A primeira é a substituição de solventes a base de destilados de petróleo, por outros isentos ou com baixo teor de produtos orgânicos voláteis. Esses produtos estão surgindo no mercado dando condições às indústrias gráficas reduzir os impactos no meio ambiente e minimizar os riscos para o trabalhador. As outras medidas são alternativas relacionadas ao uso do álcool isopropílico na solução de molha.

A primeira alternativa é a substituição da impressora offset com sistema de molha por impressora offset a seco ou adequação da impressora existente para impressora a seco. Embora essa alternativa seja de custo elevado ela trás benefícios significativos para o meio ambiente. Haverá uma redução drástica na poluição ambiental, tendo em vista a não utilização de solução de molha e como conseqüência as ausências no processo de água, de solução fonte e de álcool

Document info
Document views12
Page views12
Page last viewedSun Dec 04 01:58:19 UTC 2016
Pages6
Paragraphs99
Words2503

Comments