X hits on this document

10 views

0 shares

0 downloads

0 comments

4 / 6

4

1st International Workshop | Advances in Cleaner Production

isopropílico.

A segunda alternativa é a utilização de solução de molha livre de álcool isopropílico nas impressoras. A substituição da solução de molha deverá ser adotada com cautela, pois o uso de solução de molha livre de álcool isopropílico exigirá ajustes prévios de parâmetros para manutenção da qualidade de impressão. Assim, vários fatores (ajustes mecânicos) devem ser monitorados e ajustados para acomodar as diferenças nas propriedades da solução de molha.

Foram consideradas as seguintes condições: a) que a quantidade anual de produto é de 18.521,20 kg/ano; b) nos cálculos para o balanço de massa da situação da gráfica antes de aplicação da metodologia de produção mais limpa considerou-se que 100% da água, solução de molha, álcool isopropílico, compostos dos produtos de limpeza e reparador de blanqueta evaporam no ambiente da gráfica; c) substituição do solvente de limpeza por outro cujo teor dos produtos orgânicos voláteis seja nulo; d) substituição do solvente reparador de blanquetas por outro produto cujo teor de compostos orgânicos voláteis seja igual ou inferior a 30%; e) redução em 30% nas entradas dos insumos(solventes) e auxiliares(panos) e f) que a substituição da impressora acarretará uma redução na perda de papel de 30%.

3 Resultados

Na etapa de diagnóstico foi identificado que a gráfica ainda não possui licenciamento ambiental e os resíduos e efluentes gerados no processo de pré-impressão e impressão offset não são disponibilizados de forma adequada conforme a legislação ambiental.

O balanço de massa para o processo de produção de lâmina antes da aplicação da metodologia de produção mais limpa é mostrado na tabela 1. Do total de 23.390 kg/ano de matérias primas e insumos 408,00kg/ano são de álcool isopropílico e 158,97kg/ano são de solventes usados em limpezas de blanquetas, tinteiros e banheiras da impressora.

Tabela 1: Balanço de Massa para a etapa de impressão antes da aplicação da metodologia de Produção mais Limpa

ANTES DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Matérias Primas e Insumos

Água

Energia

Etapa

Efluentes

Resíduos sólidos

Emissões Atmosféri-cas

23.390 kg/ano

408 kg/ano

NM

Acerto de impressão

Impressos

NA

948,34 kg/ano

615,06 kg/ano

3.1 Análise das Alternativas

As alternativas propostas referentes ao álcool isopropílico e a substituição dos solventes foram combinadas resultando nos seguintes casos:

Caso 1- alternativa 1 + Substituição de solventes

Document info
Document views10
Page views10
Page last viewedFri Dec 02 22:34:11 UTC 2016
Pages6
Paragraphs99
Words2503

Comments