X hits on this document

13 views

0 shares

0 downloads

0 comments

6 / 6

6

1st International Workshop | Advances in Cleaner Production

a eliminação no processo de impressão de um recurso natural (água tratada) e da solução fonte.

Não há benefícios econômicos com a implementação das modificações. É um empreendimento de custo elevado, que deve ser considerado, no que diz respeitos aos seus benefícios ambientais e de saúde ocupacional, na ocasião de aquisição da impressora offset.

A aquisição da impressora offset a seco proporcionará uma melhora nas condições de operação da impressora em vários níveis, tais como: controle de quantidade de tinta e de sua densidade, limpeza automática dos componentes da impressora. Processo de impressão mais rápido e de melhor qualidade e com menos perda de papel. Há também a possibilidade de impressão em papel reciclado.

As condições de trabalho melhorarão significativamente tendo em vista que haverá uma diminuição significativa de exposição do trabalhador à substâncias tóxicas e de usos de produtos inflamáveis no processo. Adicionalmente, o treinamento de funcionários da gráfica introduzirá procedimentos de manuseios de produtos de forma mais segura e racional. Quanto ao aspecto de saúde do trabalhador a redução de emissões de produtos orgânicos voláteis aliada ao monitoramento dos seus níveis, no meio ambiente, será uma garantia de que os níveis de tolerância para cada substância não serão ultrapassados durante a jornada de trabalho.

As principais barreiras encontradas foram a falta de previsão orçamentária para as oportunidades propostas; uma cultura organizacional não voltada plenamente para o uso eficiente de recursos e a dificuldade para implantação de projetos que gerem aumento de despesa.

6 Referências

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso Futuro Comum. 2ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 1991.

MATTOS, Haroldo. Desenvolvimento Empresarial Sustentáveis: Apostila do Curso de Gestão de Negócios Sustentáveis, Universidade Federal Fluminense, dez. 2003. Apostila.

NÚCLEO DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA; CENTRO NACIONAL DE TECNOLOGIAS – Questões Ambientais e Produção mais Limpa: Curso de Produção Mais Limpa Capacitação de Consultores, Centro de Tecnologia Ambiental, 2004. Apostila.

Document info
Document views13
Page views13
Page last viewedWed Dec 07 17:18:57 UTC 2016
Pages6
Paragraphs99
Words2503

Comments