X hits on this document

270 views

0 shares

0 downloads

0 comments

115 / 120

Glossário Técnico

Água de percolação: água que atua sobre superfícies, não exercendo pressão hidrostática superior a um quilo- pascal.

Asfalto modificado sem adição de polímeros: produto sólido de cor entre preta e marrom escura, obtido pela modi- ficação do cimento asfáltico de petróleo, que se funde gradu- almente pelo calor de modo a se obter determinadas caracte- rísticas físico-químicas.

Água sob pressão negativa: água confinada ou não, exercendo pressão hidrostática superior a um quilopascal de forma inversa à impermeabilização.

Asfalto oxidado: produto obtido pela passagem de uma corrente de a , através de uma massa de cimento asfáltico de petróleo,em temperatura adequada.

Água sob pressão positiva: água confinada ou não, exercendo pressão hidrostática superior a um quilopascal de forma direta na impermeabilização.

Asfalto para impermeabilização: produto resultante de uma mo ificação sico-qu micadocimentoas álticodepetróleo(CAP).

Acrílico: polímeros obtidos através de ácidos acrílicos ou metacrílicos e de seus derivados.

Adesivo: substância ou produto capaz de manter mate- riais unidos pela junção de suas superfícies.

Aditivo: produto adicionado a certas substâncias para modificar algumas de suas propriedades.

Agregado: materiais inertes, de origem mineral, utiliza- dos nas argamassas e concretos.

Água de condensação: água com origem na condensa- ção de vapor d´água presente no ambiente sobre a super- fície de um elemento construtivo deste ambiente.

Asfalto modificado com adição de polímeros: produto sólido de cor entre preta e marrom escura,obtido pela modifi- cação do cimento asfáltico de petróleo com polímeros, que se funde gradualmente pelo calor de modo a se obter determi- nadas características físico-químicas.

Asfalto elastomérico: produto obtido pela adição de po- límeros elastoméricos ao cimento asfáltico de petróleo em temperatura adequada.

Asfalto plastomérico: produto obtido pela adição de po- límeros plastoméricos ao cimento asfáltico de petróleo em temperatura adequada.

Alcatrão: produto semi-sólido ou líquido, resultante da destilação de materiais orgânicos (hulha, linhito, turfa e madeira).

Asfalto policondensado: produto obtido por reação de condensação em um reator de processo contínuo com varia- ção de pressão, resultando em um aumento médio do peso molecular da massa de cimento asfáltico de petróleo.

Aplicação: técnica para compor um tipo de impermea- bilização a partir de materiais com características defini- das.

Armadura: elemento flexível, de forma plana, destinada a absorver esforços, conferindo resistência mecânica aos diferentes tipos de impermeabilização.

Asfalto: material sólido ou semi-sólido, de cor entre pre- ta e marrom escura, que ocorre na natureza ou é obtido pela destilação de petróleo, que se funde gradualmente pelo calor e no qual os constituintes predominantes são os betumes.

Betume: mistura de hidrocarbonetos de consistência sólida ou líquida, de origem natural ou pirogênica, completamente solúvel em bissulfito de carbono, freqüentemente acompa- nhado de seus derivados não metálicos.

Brita: material resultante do britamento de pedra, com diâ- metros máximos compreendidos entre 4,8mm e 10mm e que tem inúmeras aplicações. Muito utilizado como agregado na confecção do concreto. Camada de amortecimento: estrato com a função de absor- ver e dissipar os esforços estáticos ou dinâmicos atuantes por sobre a camada impermeável, de modo a protegê-la contra a ação deletéria destes esforços.

Asfalto catalítico: produto obtido pela passagem de uma corrente de ar através de uma massa de cimento asfáltico de petróleo em temperatura adequada,com pre- sença de catalisadores adequados ao uso da impermea- bilização.

Camada de berço: estrato de uma impermeabilização com a função de apoio e proteção da camada impermeável contra agressões provenientes do substrato.

115

Document info
Document views270
Page views270
Page last viewedWed Dec 07 12:44:30 UTC 2016
Pages120
Paragraphs2459
Words27482

Comments