X hits on this document

400 views

0 shares

0 downloads

0 comments

116 / 120

116

Camada de proteção mecânica: estrato com a fun- ção de absorver e dissipar os esforços estáticos ou dinâmicos atuantes sobre a camada impermeável, de modo a protegê-la contra a ação deletéria destes esforços.

Emulsão: dispersão de um líquido obtida através de um agente emulsificante.

Emulsão acrílica: dispersão de polímeros acrílicos em água.

Camada de proteção térmica: estrato com a fun- ção de reduzir o gradiente de temperatura atuante sobre a camada impermeável, de modo a protegê-la contra os efeitos danosos do calor excessivo.

Camada de regularização: estrato de uma imper- meabilização com as funções de regularizar o subs- trato, proporcionando uma superfície uniforme de apoio adequado à camada impermeável; fornecer à camada impermeável uma certa declividade,quando essa for necessária.

Camada drenante: estrato com a função de facilitar

  • o

    escoamento de fluidos que atuam junto à camada

impermeável.

Emulsão asfáltica: produto resultante da dispersão de asfalto em água,através de agentes emulsificantes.

Emulsão asfáltica com carga: produto resultante da dispersão de asfalto e cargas inertes em água, através de agentes emulsificantes e/ou dispersantes.

EPS: sigla internacional do Poliestireno Expandido. É um plástico celular rígido, resultante da polimerização do es- tireno em água, constituída por um aglomerado de grâ- nulos. É o material utilizado para placas para isolamento térmico na construção civil.

Estanque: elemento (ou conjunto de componentes) que não se deixa atravessar por fluidos.

Camada impermeável: estrato com a função de prover uma barreira contra a passagem de fluidos através da impermeabilização.

Camada separadora: estrato com a função de evi- tar a aderência de outros materiais sobre a camada impermeável.

Estanqueidade: propriedade de um elemento (ou de um conjunto de componentes) de impedir a penetração ou passagem de fluidos através de si.A sua determinação está associada a uma pressão limite de utilização (a que se relaciona com as condições de exposição do elemen- to).

Estruturante: ver definição de Armadura.

Carga mineral: material inerte pulverulento com gra- nulometria definida qu , adicionado aos materiais de impermeabilizaçã , lhes confere ou modifica determi- nadas propriedades.

Fibra: estrutura alongada que agrupada, unidirecional- mente,apresenta resistência à tração.

Cimento asfáltico de petróleo (CAP): produto ob- tido no fundo da torre de vácuo, após a remoção dos demais destilados de petróleo.

Filme de poliéster: componente obtido pela laminação de resina poliéste , utilizado como armadura ou película de acabamento superficial em mantas asfálticas.

Cimento modificado com polímero: tipo de impermeabilização industrializada, aplicada em substrato de concreto ou alvenaria, constituída de cimentos, minerais finos e polímeros, formando um revestimento com propriedades impermeabilizan- tes.

Filme de polietileno: componente obtido pela lamina- ção de resina de polietileno, utilizado como armadura, película de acabamento em mantas asfálticas e como camada de separação.

Fissura: abertura ocasionada por ruptura de um mate- rial ou componente,inferior ou igual a 0,5mm.

Elastômero: polímeros naturais ou sintéticos que conferem características elásticas ao produto final.

Emenda: processo pelo qual se obtém a continuida- de de materiais de impermeabilização, de forma a ser assegurado o seu desempenho.

Hidrófugo: produto destinado a repelir água através da redução do ângulo de molhagem dos poros de um determinado substrato, podendo ser adicionado ao ma- terial ou aplicado sobre o mesmo.

Impermeabilidade: propriedade de um produto ser impermeável.A sua determinação está associada a uma

Document info
Document views400
Page views400
Page last viewedSun Jan 22 08:06:01 UTC 2017
Pages120
Paragraphs2459
Words27482

Comments