X hits on this document

315 views

0 shares

0 downloads

0 comments

117 / 120

Glossário Técnico

pressão limite convencionada em ensaio específico.

Impermeabilização: produto resultante de um con- junto de componentes e elementos construtivos (ser- viços) que objetivam proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, de vapores e da umidade; produto (conjunto de componentes ou o elemento) resultante desses serviços. Geralmente, a impermeabi- lização é composta de um conjunto de camadas, com funções específicas.

Manchão: reparo pontual realizado em locais onde o siste- ma impermeabilizante (manta asfáltica) foi danificado. Tal reparo é feito com um pedaço de manta, cujas dimensões garantam pelo menos 10cm de aderência ao redor de todo o perímetro danificado.

Manta: produto impermeável, pré-fabricado, obtido por ca- landragem,extensão ou outros processos,com características definidas.

Impermeabilização aderida: conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas, totalmente aderido ao substrato.

Mastique: produto de consistência pastosa, com cargas adi- cionais a si, adquirindo consistência adequada para preen- chimento, calafetação ou vedação, plásticas ou elásticas de aberturas de trincas,fendas ou juntas.

Impermeabilização flexível: conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas sujeitas à fis- suração.

Membrana: produto impermeabilizante, moldado no local, com ou sem estruturante.

Impermeabilização não aderida: conjunto de mate- riais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas, total- mente não aderido ao substrato.

Micro-fissura: abertura ocasionada por ruptura de um ma- terial ou componente com espessura inferior a 0,05mm.

Impermeabilização parcialmente aderida: conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construti- vas,parcialmente aderido ao substrato.

Impermeabilização rígida: conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas não sujei- tas à fissuração.

Impermeabilizante cimentício: tipo de impermeabi- lização industrializada, aplicada em substrato de con- creto ou alvenaria, constituída de agregados minerais inertes,cimento e polímeros,formando um revestimento com propriedades impermeabilizantes. Impermeável: produto (material ou componente) impe- netrável por fluidos.

Imprimação: película, base solução ou emulsã , aplicada ao substrato a ser impermeabilizad ,com a função de favo- recer à aderência da camada impermeável.

Infiltração: penetração indesejável de fluidos nas constru- ções.

Junta: abertura com geometria uniforme e bem definida, entre elementos ou componentes contíguos, com a fun- ção de separar elementos com características distintas e permitir a livre movimentação relativa entre as partes.

Permeabilidade: medida da capacidade de um material para transmitir fluidos.

Pintura de proteção: pintura com características definidas, aplicadas sobre a impermeabilização,para aumento da resis- tência da mesma ao intemperismo.

Plastômero: polímero natural ou sintético que se caracteri- za por apresentar deformação residual, quando submetido a tensões que ultrapassam seu limite elástico.

Polímero: substância constituída de moléculas caracteriza- das pela repetição de um ou diversos tipos de monômeros (negligenciando-se os extremos de cadeias, os pontos entre cadeias e outras pequenas irregularidades).

Projeto básico de impermeabilização: conjunto de in- formações gráficas e descritivas que definem as soluções de impermeabilização a serem adotadas numa dada cons- trução, de forma a atender às exigências de desempenho em relação à estanqueidade dos elementos construtivos e à durabilidade frente à ação de fluidos, vapores e umidade.

  • O

    projeto básico deve compatibilizar os demais projetos da

construção, de modo a equacionar adequadamente as in- terferências existentes entre todos os elementos e compo- nentes construtivos. Pela suas características, deve ser feito durante a etapa de coordenação geral das atividades de projeto e deve compor os documentos do projeto básico de

117

Document info
Document views315
Page views315
Page last viewedSat Dec 10 22:37:43 UTC 2016
Pages120
Paragraphs2459
Words27482

Comments