X hits on this document

65 views

0 shares

0 downloads

0 comments

28 / 38

28

CAPÍTULO 1: A GRAVAÇÃO ÓPTICA

dade constante e extremamente elevada – entre as 5.400 e as 10.000 rotações por minuto num disco rígido moderno.

  • O

    disco rígido foi inventado pela IBM em 1956. O primeiro modelo, para

utilização apenas em sistemas de grande porte (mainframes) armaze- nava 5 megabytes de informação e era constituído internamente por 50

discos, cada um com 61 centímetros http://www.storage.ibm.com/hdd/firsts/n1956.htm).

de

diâmetro!

(ver

Comparativamente, a tecnologia por detrás do CD é muito mais jovem. As actuais técnicas de gravação e regravação de CDs (CD-R e CD-RW) derivam do trabalho realizado pela Philips e pela Sony no início dos anos 80 e que culminou com o lançamento do primeiro leitor de discos compactos de áudio em 1983 e do primeiro leitor de CD-ROM (a versão para armazenamento de dados do disco compacto) ainda durante os anos 80. Mas a primeira unidade a permitir a regravação de discos (CD- RW) foi lançada apenas em 1997 . *

Relativamente aos discos rígidos, os discos ópticos têm vantagens muito grandes em termos de portabilidade, practicidade, longevidade e preço. Contudo, a sua reduzida velocidade de acesso e ainda menor velocidade de gravação e regravação de dados faz com que ambas as tecnologias devam continuar a ser usadas de forma complementar nos computadores pessoais e electrónica de consumo durante mais alguns anos.

Como funciona um gravador de CDs

Tal como um disco rígido, também os CDs se destinam a receber dados em formato digital. No entanto, as semelhanças começam e acabam aqui.

*

A sério. Espreite em http://www.news.philips.com/archief/199703072.html se não acredita.

  • O que não é forçoso que aconteça com todos os discos ópticos. Ao contrário

do que se pensa, os Laserdisc, discos ópticos do tamanho de LPs destinados a armazenar filmes de longa metragem, guardavam a informação em formato analógico e não digital.

Document info
Document views65
Page views65
Page last viewedFri Dec 02 22:36:05 UTC 2016
Pages38
Paragraphs349
Words5974

Comments