X hits on this document

75 views

0 shares

0 downloads

0 comments

31 / 38

CENTRO ATLÂNTICO COLECÇÃO TECNOLOGIAS – A GRAVAÇÃO DE CDs E DVDs

31

*

CD-R e CD-RW – Um pouco de história

  • O

    processo atrás descrito é válido para os chamados CD-R, em que o

“R” define a natureza gravável (Recordable) do disco. Trata-se dos discos mais comuns (e mais baratos), mas que têm a desvantagem de só poderem ser gravados uma única vez (embora, como veremos nos capítulos seguintes, não necessariamente “de uma só vez”).

Este é um tipo de discos e de tecnologia normalmente apelidada de WORM, iniciais em inglês de Write Once Read Many times (escreve uma vez, lê muitas vezes). Já quase no final dos anos 90 surgiram as unidades de gravação de discos CD-RW, em que “RW” significa ReWritable, ou seja, regravável.

Quando surgiram, estas unidades eram extremamente caras e, durante algum tempo, coexistiram com os gravadores tipo CD-R. Contudo, com a banalização e embaratecimento da tecnologia, actualmente só se vendem unidades de gravação tipo CD-RW, que são capazes de gravar tanto os discos CD-R como os CD-RW.

No início do século XXI é possível adquirir uma unidade deste tipo por €100, mas como quase tudo o que tem a ver com informática – e, neste caso, com a informática e a electrónica de consumo – no início não foi assim, muito pelo contrário.

A título de curiosidade, o primeiro gravador de CDs vendido nos EUA, em 1986, custava 149.000 dólares (€ 168.000!) e era tudo menos uma unidade de gravação doméstica, mas sim um componente de um siste- ma completo que permitia gravar discos à estonteante velocidade de... 1X.

Na altura existiam poucas empresas a vender tecnologia de gravação de CDs, e nenhuma dela é propriamente uma marca conhecida do grande público – a Meridian Data, a OMI (Optical Media International) e a Reference Technology – e todas elas baseavam os seus produtos num gravador de áudio da Yamaha chamado PDS (Programmable Disc Subsystem).

*

Este sub-capítulo é parcialmente baseado em informação disponível no site da Roxio em http://www.roxio.com/en/support/cdr/historycdr.html .

Document info
Document views75
Page views75
Page last viewedMon Dec 05 23:10:31 UTC 2016
Pages38
Paragraphs349
Words5974

Comments