X hits on this document

85 views

0 shares

0 downloads

0 comments

37 / 38

CENTRO ATLÂNTICO COLECÇÃO TECNOLOGIAS – A GRAVAÇÃO DE CDs E DVDs

37

Tal como um CD, também o DVD é construído sobre uma base de policarbonato de 12 cm de diâmetro e um máximo de 1,2 mm de espes- sura. Também à semelhança do seu irmão mais velho, o DVD armaze- na os zeros e uns da informação digital em pequenas depressões inscritas na sua superfície, ao longo de uma comprida espiral.

A principal diferença é que esta espiral é muito mais longa (7,5 milhas por camada) e as depressões (pits) muito mais pequenas e próximas umas das outras, permitindo assim o aumento da capacidade (ver ima- gem).

Para criar as diferentes camadas são usados dois tipos de revesti- mentos. A primeira camada (a que fica mais longe da superfície) é normalmente criada com prata ou alumínio reflector; a segunda camada é semi-reflectiva e constituída por ouro. Isto permite que o feixe do laser possa ser focado ora numa ora noutra camada.

Depois das camadas serem depositadas sobre o policarbonato, cada uma delas é revestida com uma laca protectora e, no final, o processo é “curado” com luz infravermelha.

No caso dos DVD comuns, de apenas um lado, o rótulo é aplicado na face não legível, tal como nos CDs. Para os DVDs de dupla face – um formato que existe na teoria mas é muito pouco usado na prática – só é possível imprimir informação mesmo junto ao centro do disco, numa pequena área não legível.

Document info
Document views85
Page views85
Page last viewedThu Dec 08 03:22:26 UTC 2016
Pages38
Paragraphs349
Words5974

Comments